26 abril 2007

Já à venda



Por : Nuno G. Ferreira

14 abril 2007

Signos XVII


13 abril 2007

Emigrem ou então... habituem-se!

.
Desta vez quando cheguei disseram-me que as audiências em todos em os media tinham subido. Explicaram-me que isso era muito bom para a economia.
Depressa vim a saber o que se passava e pensei de mim para mim: «Mas que grande imbróglio o Sócrates foi arranjar! Até parece que acabei de chegar à Itália! Sim, os italianos não fariam melhor… Ainda bem que desta vez não poderei ficar nem uma semana completa. Assim tudo toma uma forma episódica e anedótica, própria de quem vê estas coisas com grande distanciação.»
Cada vez me fui apercebendo melhor das paixões que por cá grassam, pois é só do que falam... De cursos, de diplomas e de universidades! São os dramas que enchem o quotidiano dos meus compatriotas.
Comovo-me com toda esta embrulhada e fico contente por saber que em breve partirei.
Que posso fazer? Esta vida de emigrante faz de mim tão ignorante! Um país tão bonito e tão bom!
É muito bom é… para emigrar!

Alice T.

12 abril 2007

Demagogia patética e credulidade bacoca


Nuno G. Ferreira

05 abril 2007

Apelidos que atestam!



Nuno G. Ferreira

03 abril 2007

José Sócrates, já percebemos!


Já não interessa se é verdade ou não. O que todos já viram, claramente visto, é que o curriculum de José Sócrates não resiste à lupa do jornalismo de investigação. A ser verdadeiramente sólida, uma argumentação eficaz, contrariando as alegadas inexactidões vindas a lume, poria termo, em pouco tempo, à suspeição e instalaria a verdade na mente dos portugueses que, está bom de ver, por isso tanto ansiaram. Agora é tarde! Os dias foram-se passando e, neste momento, já pouco interessam os factos.
O percurso académico oficial do cargo que ocupa – primeiro-ministro, em exercício, de Portugal – não admite qualquer vulnerabilidade deste tipo.
A descrença e desconfiança estão decretadas irremediavelmente.
À boca fechada o português lamenta a sua sorte: «Que ainda há quem se admire que ande deprimido; que continua sem sorte nenhuma, ou há-de ser a mesquinhez saloia do presidente ou a pertinácia finória do primeiro-ministro; que não aparecem chefes extraordinários e genuínos com uma ideia mobilizadora para Portugal!»
O titubear de José Sócrates (e dos seus correlegionários) pôs todo o país a murmurar. Seja como for, a sua imagem está para sempre manchada. A autoridade do governo está ferida de morte, de tal modo comprometida que daqui para a frente não estará mais à vontade em certas matérias… Por menos que isto muitos governantes já teriam "batido com a porta".
E se estamos perante uma cabala usando a “inatacável biografia de Sócrates”? Se assim for, azar o dele: “não basta sê-lo é preciso parecê-lo”! E depois, seja da responsabilidade de quem for e da feição que isto está, os danos são já irreparáveis. “Inês é morta”. Teimar em manter as coisas como estão é uma maldade imperdoável para o futuro da ideia de Portugal e dos valores de milhões de pessoas.

Eng.º Sócrates, já todos percebemos o que era o “choque tecnológico”.
Eng.º Sócrates é tempo de dar o lugar a outro.
Candidatos não faltarão.
E que a sorte nos sorria!

Filipe Taveira

01 abril 2007

"A Voz dos Ridículos"

.

Nuno G. Ferreira