11 janeiro 2007

O "desaire"


“Uma guerra é justa quando é necessária”
Nicolau Maquiavel (1469-1527)

Por certo que os que convenceram o mundo que o Iraque tinha armas de destruição em massa são os mesmos que apaziguam agora a consciência do mundo com o “desaire” dos Estados Unidos.
De facto na realidade as coisas são bem diferentes. Se por um lado não havia arsenais nucleares também o sucesso das operações, pese embora alguma derrapagem no tempo, parece ser um facto.
Pois é disso que se trata, de factos, porque colocando de lado as visões mais ou menos dramatizadas dos mais néscios e as explicações intrincadas das mentes mais rebuscadas, assinalemos alguns dos objectivos atingidos para a instalação do poder americano na região:
a) Invasão sob qualquer pretexto: cumprido!
b) Aniquilamento do regime e dos seus líderes: cumprido!
c) Instauração de um governo favorável: cumprido!
d) Fomento e manutenção de uma beligerância sectária de legitimação do poder ocupante: cumprido!
e) Argumentação plausível para o reforço militar: cumprido!
Não existem pois até aqui razões para os grandes estrategas da cena planetária – aqueles que nunca aparecem – deixarem de considerar que os passos se vão dando… Porque como nós vivemos do fogacho instantâneo alguém tem que ter planos, para si e para os seus vindouros, a curto, médio e longo prazo. Não se preocupem: eles vigiam as etapas mais importantes!...

Filipe Taveira

2 comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu concordo com tudo o que li, mas existe um outro lado de tudo isto que merece uma referência, quanto mais não seja para retirar pendor radical ao texto: Porque razão os restantes países do mundo ou blocos (como o Europeu), se assemelham mais a comentadores políticos do que a elementos válidos e activos nas crises? Os EUA andam a pecar por falta de concorrência, por não haver oposição digna desse título...

11/1/07 5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É como diz.Os grandes estrategas a nivel planetario não aparecem nunca,nem precisam.
Tem corrido tudo como pretendiam.
É maquiavélico!!

12/1/07 9:59 da tarde  

<< Home