13 novembro 2006

Tanta sabedoria também não!

Hoje o debate no Prós e Contras na RTP1 será, segundo está anunciado, sobre “Doenças Novas e Emergentes” com base nas alterações do planeta. Não, não se trata de contágio publicitário. Não se pretende aqui divulgar o programa, sendo isto pouco mais do que um lembrete pessoal. Não falho a nenhum destes programas…
Dir-se-ia que gosto muito desses debates ao gosto popular. Gosto, mas não do debate, antes dos sinais que me proporciona. A maior parte das vezes nem sei muito bem o que dizem pois vou varrendo os canais amiúde. O que me interessa são os sinais e os indicadores. E nesta altura exclamar-se-á: «mas esse programa nada tem a ver com isso; trata-se de um debate de ideias em directo!...».
Pois é, mas eu passo a explicar. Tome-se por exemplo o último, com o título de “A Prova dos Nove”. Que melhor indicador do país e da sua televisão pública se poderá usufruir do que estar perante uma discussão sobre economia e finanças onde os participantes têm uma média de idades superior a sessenta anos!!!... Este facto dá-me muito mais informação que o que quer que eu tivesse a paciência de ouvir!
Dir-se-á que a idade traz a sabedoria. Pois, mas assim tanta sabedoria também não.
Sobre o púlpito do senhor ministro das finanças não me pronuncio.
Ele há coisas que nos deixam a pensar…


Filipe Taveira

0 comments:

<< Home