20 setembro 2006

Discussão infindável

Este é mais um daqueles assuntos que gera as mais acesas polémicas, os ataques e defesas mais elaborados e acalorados. Os criacionistas e evolucionistas embrenham-se em lutas intelectuais desde o século XIX, mais ou menos com a mesma energia e irredutibilidade.
O assunto também não é para menos!

O criacionismo exige, de qualquer forma, uma crença, uma fé. A fé no sobrenatural não parece ser incompatível com uma mente científica que consiga articular as suas convicções metafísicas com a sua actividade. Existem vários exemplos eminentes.
Contudo, quanto a nós, a ciência enquanto saber do Homem, não admite certezas absolutas. O conceito de fé não colhe, intrinsecamente, no que respeita ao conhecimento científico. Aí, precisamente ao contrário, quanto mais perto da transcendência mais se impõe a incerteza. A mente humana, ao que parece, apenas consegue lidar com a probabilidade, com o grau de incerteza…
No resto, continuamos antropocêntricos. Temos que ser especiais e ter os grandes enigmas decifrados. Nem que essa persuasão nos impeça de cogitar mais além!

Deve ser fantástico sentir que se é iluminado por Deus. Saber, sentir que Ela existe. Encontrar em Deus uma resposta definitiva. Mesmo que Ela esteja esquecida de nós!…

Nuno G.

0 comments:

<< Home