10 setembro 2006

"É assim: obviamente que..."


Richard Dawkins, o reputado cientista e divulgador de ciência, defende que existe uma entidade, a que chama “meme”, que à semelhança do gene se propaga na espécie humana.
Não de uma forma biológica mas através de uma transmissão de conhecimentos, o mais variados possível, de cérebro para cérebro, apenas através de uma transferência de informação que é emitida e armazenada na memória.
Segundo esse cientista a propagação do “meme” é veloz e eficaz, constituindo um elemento de evolução social importante. Claro que poderá haver várias implicações…
É mais do que provável que a sua teoria venha a florescer. Veja-se, por exemplo na língua, como certas expressões, certas palavras, se multiplicam como um vírus pela maioria das pessoas que, quase inconscientemente, desatam a repeti-las até à saciedade!...


Alice T

3 comments:

Anonymous Anónimo said...

EXCELENTE BLOG!!!
Como é que me passou despercebido?
Sou assidua do"para mim tanto faz".
Preenche uma parte do que me preocupa.Mas ,entre outros assuntos ,faltava-me este.
E como eu tenho procurado.Não são todos os sites de ciencia que me preenchem a "alma".
Agora sim.Faço jus ao nome.IBIS.
Significa Justiça e Sabedoria na mitologia egipcia.
Foi-me comunicado num sonho que era esse o meu nome(!).
Passei a usa-lo quando aprendi a usar um computador.

"Sonhei que era uma borboleta ou era a borboleta que sonhva que era eu?"

11/9/06 5:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

IBIS
Tal nome não consta nos meus "conhecimentos" sobre mitologia egípcia!
:(

11/9/06 7:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ciência é uma matéria que me transcende porque sou muito pouco "positrona".

12/9/06 12:31 da manhã  

<< Home