10 agosto 2006

Desemprego!

Quando nos dizem que a economia tem a ver com o emprego, que uma sociedade com uma economia forte tem baixos índices de desemprego, estão a atirar-nos para um poço de ignorância, tentando explicar o inexplicável, serenar os espíritos mais inquietos, fazendo crer que, ao pedirem esforços aos cidadãos para um melhor desempenho da economia, este se traduzirá directamente na redução do número de desempregados.

Isto seria comparável a dizer que para voarmos bastaria termos uns bons assentos de avião…
Ninguém é obrigado a ser um especialista de economia. Os dados estão disponíveis. Os valores acessíveis. Quando os analisamos vemos que esta nossa sociedade já não está embrenhada na era industrial dos tempos idos.
Poderá existir uma sociedade próxima do pleno emprego com graves problemas económicos…
Existem sociedades contemporâneas que preferem pagar aos cidadãos para nada fazerem, através de uma segurança social bem encorpada, com o simples fito do controlo económico. Ou seja, o índice do desemprego necessita de subir para que também os coeficientes de produtividade se agitem e a economia se revigore.
As análises sectoriais mostram que, num dado momento, a eficiência máxima de um dado sistema está intimamente relacionada com o número de elementos que é necessário expurgar desse sistema.

É claro que podíamos ir por aí fora, quiçá entrar em raciocínios um pouco mais complexos… Mas o tempo urge e a dúvida está lançada. É claro que as opções estratégicas continuam a ser políticas. Voltaremos com certeza ao tema.
Entretanto… Porque nos mentem?
Porque o povo é sereno e … não gosta de matemática e sem matemática é impossível entender a economia!

VSousa

2 comments:

Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia!!!!!
Se ha assunto sobre o qual nao sei ABSOLUTAMENTE NADA é economia! Por isso nao poderei comentar. Ma spor outro lado, talvez aprenda alguma coisa por aqui!
Bjico

10/8/06 10:13 da manhã  
Blogger Pedro Veiga said...

Não há economia sem recursos naturais (materiais e energéticos). Quando eles são abusivamente mal exlorados e geridos é natural que a economia seja afectada. O mundo está a entrar numa fase de escassez de recursos naturais. Ou a nossa organização económica muda ou então estamos condenados à extinção. Para continuarmos este tipo de desenvolvimento precisamos de um outro planeta, porque este já não chega para nos alimentar desta forma.

10/8/06 2:13 da tarde  

<< Home